Destaques

Estratégia que protege e transforma!

Estratégia que protege e transforma!

Na Ibitu, estabelecemos nosso crescimento econômico orientado com as premissas ambientais, sociais e de governança, ou seja, nas práticas de ESG (Environment, Social & Governance).  Isso porque nossos objetivos vão muito além de gerar energia: acreditamos que essa energia deve ser o vetor para a construção de um mundo melhor, com total equilíbrio entre o desenvolvimento da sociedade e a preservação dos nossos recursos naturais.

E, para projetarmos de forma clara e com rigor cada um dos nossos passos para esse compromisso, fechamos uma parceria com a Ideia Sustentável, uma das principais consultorias especializadas em ESG e Sustentabilidade Corporativa, e desenvolvemos a nossa Estratégia de Sustentabilidade.

Entenda como chegamos a esse ponto e os principais objetivos da nossa estratégia.

Os primeiros passos:

Para viabilizarmos esse trabalho, fizemos uma análise do cenário atual de energia renovável nacional e internacional e também as tendências para o setor.

Com isso, foram desenhados os pilares necessários que sustentam o nosso objetivo de sermos uma referência em Sustentabilidade, garantindo que todas as operações e projetos de energias renováveis sigam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança nacionais e internacionais.
Em nosso Balanço Ambiental, Social e de Governança 2021 você também pode encontrar informações mais detalhadas sobre como estruturamos todo esse trabalho.

A estrutura

O mote para a nossa Estratégia de Sustentabilidade se chama Energia que Transforma. Isso porque, como mencionamos logo acima nesse texto, a energia que geramos, totalmente limpa e 100% renovável, é a base dos nossos objetivos para contribuir para um mundo próspero, sustentável, justo e acolhedor para todos.

A partir disso, a nossa estratégia está orientada em quatro diretrizes:

  • Natureza em Inovação;
  • Transparência em Ação;
  • Pessoas em Inspiração;
  • Comunidades em Cooperação.

Entenda agora como traduzimos cada um desses pilares de nossa estratégia!

Natureza em Inovação

  • Ecoeficiência e regeneração como norteadores do manejo de recursos naturais e da biodiversidade;
  • Inovação sustentável como geradora de impacto positivo e de economia de baixo carbono;
  • Cadeia de suprimentos orientada por princípios de sustentabilidade.

Com isso, trazemos as soluções mais inovadoras que garantem o abastecimento e acessibilidade à energia, sempre ampliando a oferta de energias renováveis e oportunidades de baixo carbono.

Nossos ativos são referência nos investimentos em tecnologia. Um bom exemplo é o nosso Centro de Operações Integrado, um dos mais modernos do Brasil e controlado à distância, 24 horas por dia.

Para o manejo dos recursos naturais, podemos destacar o plantio de espécies nativas para a mitigação de impactos nos locais onde temos empreendimentos, que faz parte de um dos nossos 68 programas ambientais realizados somente em 2021.

Por meio dessa diretriz, apresentamos à sociedade como podemos unir as melhores tecnologias com a preservação do meio ambiente, conversando os nossos recursos naturais para as próximas gerações, que tanto dependem do que fazemos hoje.

Transparência em Ação:

  • Governança corporativa consciente;
  • Ética e Compliance como regra.

Para nós, a transparência deve permear cada uma das nossas atividades, fortalecendo a confiança e estabelecendo mecanismos robustos de combate à corrupção e segurança das nossas informações e de todos com os quais nos envolvemos.

Manter uma governança corporativa sólida e de acordo com as premissas de ESG coloca a ética como princípio central de qualquer tipo de relacionamento, seja com os nossos públicos internos e externos, entidades parceiras, investidores, e, é claro com o meio ambiente.

Em nosso Código de Ética são estabelecidos todos os nossos princípios e valores fundamentais, além das diretrizes do nosso Programa de Compliance Ibitu. Você pode saber mais sobre a nossa Governança Corporativa aqui.

Pessoas em Inspiração

  • Cultura plural e inclusiva;
  • Saúde e Segurança como ativo;
  • Desenvolvimento integral.

Dessa forma, valorizamos a riqueza da nossa própria diversidade de pessoas, buscando um ambiente cada vez mais plural e práticas que retenham nossos talentos.

São as nossas pessoas que fazem com que a Ibitu seja quem ela é hoje. Queremos que todo o nosso time se sinta reconhecido e inspirado a evoluir conosco. Para isso, estimulamos que as pessoas sejam sempre protagonistas de suas trajetórias, aplicando práticas que garantem uma cultura organizacional cada vez mais fortalecida.

A proteção da vida de nossas equipes está sempre em primeiro lugar. Portanto, promovemos um aperfeiçoamento contínuo de sistemas e controles para garantir a saúde e a segurança delas a todo momento.

Comunidades em Cooperação

  • Desenvolvimento local;
  • Alavancagem do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
  • Investimento Social Privado com foco em educação e voluntariado.

Por isso, agimos de forma ativa junto a todas as comunidades onde atuamos, movimentando as economias locais de maneira inclusiva e sustentável e promovendo capacitações que contribuem para o desenvolvimento e aumento de oportunidades.

Nesse último quesito, contamos com o próprio capital intelectual dos nossos colaboradores, que abraçam esse propósito de transformar vidas e participam como voluntários das nossas atividades na área de educação, como os nossos programas de Educação Ambiental e Comunicação Social.

Confira mais detalhes de como colocamos em prática a nossa Estratégia de Sustentabilidade por meio do Balanço Ambiental, Social e de Governança (Balanço ESG 2021) e saiba como cuidamos de todas as etapas para que o ESG seja sempre o nosso guia de desenvolvimento!

Compartilhe