Destaques

A escuta ativa como um elo importante com os colaboradores

16 de junho de 2023 A escuta ativa como um elo importante com os colaboradores

Para atender às principais necessidades dos nossos times, investimentos em um processo de escuta ativa dos colaboradores tem sido uma ótima ferramenta de desenvolvimento mútuo, estimulando para que as nossas pessoas se sintam cada vez mais seguras a darem suas opiniões e, assim, nos ajudarem a construir um ambiente de trabalho cada vez melhor.
Nesse modelo coparticipativo, empresa e profissionais saem ganhando. Afinal, contamos com nossos talentos para oferecer excelência e expertise em nossas soluções de energia. E isso somente é possível quando entendemos as expectativas dos nossos colaboradores  e proporcionamos a melhor experiência de trabalho com a gente.

Quem nos conta um pouco mais sobre como funciona esse processo é o Edvam Alves Assunção Júnior, Analista da área de Pessoas (RH) ou simplesmente Júnior, como boa parte da empresa o reconhece. Na verdade, talvez ele seja um dos “rostos” mais conhecidos pelos nossos colaboradores, já que faz parte da sua rotina viajar e estar em contato com todas as unidades, marcando presença como representante do RH em cada local. E é ele quem vai contar mais sobre como acontece a escuta ativa na empresa.

O poder da escuta ativa na Ibitu

Ainda que nosso cuidado em sempre ouvir os os colaboradores já fizesse parte da nossa cultura desde o início, podemos considerar como um marco importante do processo de escuta ativa a gestão que fizemos a partir dos resultados da nossa 1ª participação na pesquisa Great Place to Work (GPTW), em 2021.
No mesmo ano, conquistamos o selo como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil e nos dedicamos a tratar os principais pontos de melhoria, de acordo com as respostas das pessoas.

De lá para cá, procuramos entender o que vem funcionando, bem como o que ainda pode ser melhorado. Além disso, fizemos um estudo aprofundado por região, para saber de forma mais detalhada como está a situação dos colaboradores em nossos mais diversos locais.

Aqui vou elencar as principais medidas que adotamos desde então:

Time de Pessoas sempre presente

Temos colaboradores em seis estados, atuando em 10 ativos distintos. Em cada um desses locais, temos características específicas que geram necessidades e realidades muito diversas.

E para nos aproximarmos ainda mais dessas pessoas, ao mesmo tempo em que buscamos o sentimento de unidade como Ibitu e a construção de uma mesma cultura, a nossa área de RH passou a fazer visitas periódicas nesses locais, um processo que teve início em 2021 e se intensificou em 2022.

Nesse sentido, estamos mostrando o nosso papel como RH, que vai muito além dos serviços de departamento pessoal.

Esse trabalho é realizado por mim e também pela colaboradora Nayara Melo, Especialista de RH. Viajamos e nos encontramos com os times de cada localidade, procurando estreitar esse relacionamento e entender as principais demandas nos diferentes espaços de trabalho.

Flexibilidade e customização de benefícios

Um dos pontos levantados na pesquisa foi a questão dos benefícios, os quais, de acordo com cada região, podem ser mais ou menos eficientes, já que as necessidades dos colaboradores são dinâmicas, conforme sua condição de trabalho, contexto sociocultural e localidade.

Diante disso, implementamos mudanças, estabelecendo parcerias mais adequadas para cada localidade e oferecendo mais opções para que o colaborador possa aproveitar os benefícios que fazem mais sentido para a sua realidade e seu contexto familiar.

Melhor acesso à saúde para todos

Para garantir mais qualidade nos serviços prestados na área de saúde, deixamos de oferecer um plano de saúde unificado para todas as unidades do país e fechamos parcerias com seguradoras que oferecem a melhor cobertura de acordo com cada região. Ou seja, adaptamos os serviços conforme características regionais, não importa onde esteja o colaborador, mas sempre com foco em manter o mesmo padrão de excelência. Sabemos que ainda existem questões a serem resolvidas, por isso, estamos próximos e acompanhamos de perto as necessidades das pessoas, caso tenham alguma dificuldade com atendimento médico.

Empresa cidadã

Ainda em 2021, aderimos ao Programa de Empresa Cidadã mantido pela Receita Federal, que concede incentivos fiscais às empresas que aderem à modalidade. Por meio dessa opção, mulheres colaboradoras têm a sua licença-maternidade estendida de 120 para 180 dias, totalizando 6 meses, enquanto que os homens têm a licença estendida de 5 para 20 dias.

A medida vai ao encontro dos objetivos da nossa empresa de proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores, para que possam desfrutar desse momento tão especial da família.

Escuta nas mais diversas atividades

A escuta ativa está presente nas mais diversas atividades e práticas da empresa. Isso se mostra, por exemplo, nos questionários que aplicamos em ações como avaliações de desempenho, no qual o colaborador, ao fim do seu processo de avaliação, tem a oportunidade de também opinar sobre como estamos aplicando a atividade e sugerir melhorias.
Assim, a construção das melhores práticas da empresa está sempre ocorrendo de maneira colaborativa, envolvendo ao máximo todos os times.

Nossa metodologia de trabalho após a pesquisa GPTW

  • Após o recebimento dos resultados da pesquisa, apresentamos todos os dados para a diretoria. É nesse momento em que definimos os principais pontos a serem trabalhados, com definição de prioridades;
  • Depois, damos a devolutiva aos líderes e alinhamos como deve ser feito o cascateamento das principais medidas a serem tomadas.
  • Apresentamos para os times os principais resultados da pesquisa e o plano de ação que a empresa irá trabalhar a partir dos pontos levantados.

Para nós, as pessoas são o que temos de mais valioso e queremos que, aqui, elas se sintam verdadeiramente valorizadas, entendendo o quanto são fundamentais para o sucesso do nosso negócio.

 Edvam Alves Assunção Júnior

Compartilhe